Não encontramos nenhum parceiro que entregue este medicamento em sua região.

Caro paciente, você precisa de ajuda com este medicamento? Não encontrou o parceiro?

Clique aqui e nós te ajudaremos Whatsapp

O Jinarc é um medicamento utilizado no tratamento de adultos com doença poliquística renal autossómica dominante. Trata-se de uma doença hereditária na qual se observa a formação, nos rins, de quistos numerosos cheios de líquido que acabam por reduzir a função renal e provocar a falência dos rins. O Jinarc destina-se a ser utilizado em doentes com função renal normal ...

EAN: Em aprovação pela ANVISA


Fabricante: Em aprovação pela ANVISA


Princípio Ativo: Tolvaptano


Tipo do Medicamento: Em aprovação pela ANVISA


Necessita de Receita: Em aprovação pela ANVISA


Categoria(s): Outras


Classe Terapêutica: Em aprovação pela ANVISA


Especialidades: Em aprovação pela ANVISA

Mais informações sobre o medicamento

O Jinarc é um medicamento utilizado no tratamento de adultos com doença poliquística renal autossómica dominante. Trata-se de uma doença hereditária na qual se observa a formação, nos rins, de quistos numerosos cheios de líquido que acabam por reduzir a função renal e provocar a falência dos rins. O Jinarc destina-se a ser utilizado em doentes com função renal normal a gravemente reduzida e cuja doença está em rápida progressão.

O Jinarc contém a substância ativa tolvaptano.

Como funciona o Jinarc?

A substância ativa do Jinarc, o tolvaptano, é um antagonista do recetor 2 da vasopressina: bloqueia os recetores (alvos) nos rins para a hormona vasopressina. A vasopressina regula a quantidade de água e sódio que os rins eliminam. Pensa-se que, na doença poliquística renal autossómica dominante, as células renais não respondem de forma normal à vasopressina, o que causa a formação de quistos com líquido. Ao bloquear os recetores da vasopressina nos rins, o Jinarc abranda a formação de quistos.

O Jinarc preço só pode ser obtido mediante receita médica e o tratamento deve ser iniciado e monitorizado por um médico com experiência no tratamento da doença poliquística renal autossómica dominante e com conhecimento dos riscos do tratamento com o Jinarc.

O Jinarc está disponível na forma de comprimidos (15 mg, 30 mg, 45 mg, 60 mg e 90 mg). Os doentes devem começar o tratamento com uma dose de 45 mg de manhã e 15 mg à noite (45 mg + 15 mg). Depois, a dose deve ser aumentada para 60 mg + 30 mg ou 90 mg + 30 mg, dependendo dos efeitos secundários do medicamento. A dose matinal deve ser tomada pelo menos 30 minutos antes da refeição da manhã, ao passo que a dose da noite pode ser tomada com ou sem alimentos. Pode ser necessário reduzir as doses em doentes que tomem certos tipos de medicamentos. Os doentes devem beber água em abundância ou outros líquidos (exceto sumo de toranja) durante o tratamento.

Para mais informações sobre a utilização de Jinarc (preço), consulte o Folheto Informativo ou contacte o seu médico ou farmacêutico.

Fale com o seu médico antes de tomar Jinarc (preço):

  • se sofre de doença do fígado
  • se não consegue beber água suficiente (ver “Beber água suficiente” abaixo) ou se tem de restringir a ingestão de fluidos
  • se tem dificuldade em urinar (por exemplo, tem a próstata aumentada)
  • se sofre de sódio demasiado alto ou demasiado baixo no sangue
  • se, no passado, teve uma reação alérgica à benzazepina, ao tolvaptano ou a outros derivados da benzazepina (por exemplo, benazepril, conivaptano, mesilato de fenoldopam ou mirtazapina), ou a qualquer outro componente deste medicamento (mencionados na secção 6)
  • se tem diabetes
  • se foi informado que tem níveis demasiado elevados de um químico chamado ácido úrico no sangue (que pode ter causado ataques de gota)
  • se tem doença renal avançada.

Este medicamento pode fazer com que o seu fígado não funcione corretamente. Por conseguinte, informe imediatamente o seu médico se tiver sinais que possam indicar potenciais problemas de fígado como:

  • náuseas
  • vómitos
  • febre
  • cansaço
  • perda de apetite
  • dor no abdómen (na zona do estômago)
  • urina escura
  • iterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos)
  • comichão na pele
  • síndrome gripal (dor nas articulações e nos músculos com febre).

Durante o tratamento com este medicamento, o seu médico pedirá análises sanguíneas mensais para verificar se há alterações na função do seu fígado.

Beber água suficiente

Este medicamento provoca a perda de água porque aumenta a sua produção de urina. Esta perda de água pode resultar em efeitos indesejáveis como ficar com a boca seca e ter sede, ou mesmo efeitos indesejáveis mais graves, como problemas nos rins (ver secção 4). Por conseguinte, é importante que tenha acesso a água e que consiga beber quantidades suficientes quando tiver sede. Antes da hora de deitar, tem de beber 1 ou 2 copos de água mesmo que não tenha sede e também tem de beber água depois de urinar de noite. Devem ser tomadas precauções especiais se tem uma doença que reduz a ingestão apropriada de fluidos ou se tem um risco acrescido de perda de água, por exemplo, no caso de vómitos ou diarreia. Devido ao aumento da produção de urina, é também importante que tenha sempre acesso a instalações sanitárias.

Os efeitos secundários mais frequentes associados ao Jinarc (que podem afetar mais de 2 em cada 10 pessoas) são sede, poliúria (aumento da produção de urina), nictúria (necessidade de urinar à noite) e polaquiúria (aumento da necessidade de urinar durante o dia). O Jinarc pode aumentar os níveis sanguíneos de certas enzimas do fígado (um indício de possíveis problemas no fígado). Para a lista completa dos efeitos secundários comunicados relativamente a Jinarc, consulte o Folheto Informativo.

O tratamento com o Jinarc é contraindicado em determinados doentes com níveis aumentados de enzimas do fígado no sangue ou com sinais ou sintomas de lesão no fígado. Antes de iniciar o tratamento com o Jinarc, os doentes devem fazer análises ao sangue para avaliar a função do fígado; essas análises devem ser repetidas mensalmente durante 18 meses e, posteriormente, a cada três meses. Durante o tratamento, os doentes devem ser monitorizados igualmente para a deteção de sintomas de lesões no fígado (por exemplo, perda de apetite, náuseas e vómitos, comichão, cansaço e dor no lado superior direito da barriga). O Jinarc é contraindicado em doentes com anúria (diminuição ou supressão da eliminação de urina), com depleção do volume (quantidades reduzidas de líquidos no organismo) e em doentes que não conseguem ter perceção da sede ou responder à sede. É contraindicado em doentes com hipernatremia (aumento dos níveis de sódio no sangue) e em doentes alérgicos ao tolvaptano ou a medicamentos semelhantes ao tolvaptano, conhecidos por benzazepinas ou seus derivados. O Jinarc é igualmente contraindicado em mulheres grávidas e a amamentar. Para a lista completa de restrições de utilização, consulte o Folheto Informativo.

Outras informações sobre o Jinarc

A 27 de maio de 2015, o Jinarc recebeu uma Autorização de Introdução no Mercado, válida para toda a UE.

Mais informações sobre o Jinarc podem ser encontradas no sítio da Internet da Agência:

ema.europa.eu/.

Este resumo foi atualizado pela última vez em 08-2018.